fossas

As fossas sépticas são itens necessários para quem não possui a oportunidade da coleta e tratamento de esgoto correta. E existem tipos diferentes de fossas que fazem esse trabalho. Hoje, falaremos sobre a fossa negra, um grande problema ambiental e um risco para a saúde dos brasileiros. Quer saber o porquê? Então acompanhe nossa publicação de hoje.

O que é uma fossa negra?

Uma fossa negra é um modelo mais simplificado de uma fossa séptica atual. Esse modelo foi muito utilizado antigamente, antes de contarmos com métodos modernos para descarte de esgoto. Por ser feita de maneira mais simples, ela oferece grande risco ao ambiente e à saúde. 

A fossa negra é cavada diretamente no solo e o descarte de dejetos é feito diretamente ali. Ou seja, o solo ao redor e abaixo do fossa negra fica completamente contaminado. Esse tipo de fossa é, geralmente, feita por conta própria. Quem a constrói sequer tem conhecimento adequado para construir outros pontos importantes, como cisternas e poços, a uma distância segura da fossa negra.

Qual a diferença entre fossa negra e fossa séptica?

A fossa negra é uma solução antiga e improvisada para o que chamamos hoje de fossa séptica. A fossa séptica é construída para não afetar nem o ambiente nem a saúde dos moradores ao redor. É vestida e conta com bactérias que fazem o descarte correto dos dejetos que ali são jogados. 

Na fossa séptica, os dejetos são separados em líquido e sólido. Portanto, conta com mais de uma câmera de cimento de alvenaria. Tudo isso para preservar o ambiente e possíveis pontos de água ao redor. A fossa séptica é a maneira mais segura de manter o seu ambiente livre de problemas.

Qual o perigo de uma fossa negra?

 A fossa negra conta com alto nível de risco de contaminação. Não apenas do solo, já que é construída sem nenhum tipo de revestimento, mas para os próprios moradores. Isso porque os dejetos da fossa negra podem chegar a contaminar a água que os moradores utilizam para suas necessidades rotineiras. Sejam elas cozinhar, se limpar e etc. 

A fossa negra acaba contaminando lençóis freáticos, poços e cisternas de água. E ao consumir essa água contaminada, os moradores acabam se colocando em risco a adquirir inúmeras infecções e doenças.

A fossa negra é crime no Brasil?

Sim, a fossa negra é crime ambiental no Brasil. A lei que regulamenta a construção de tanques ou fossas sépticas é a norma técnica brasileira NBR 7229. Nela estão especificadas as regras de construção da fossa. 

Como já te explicamos, são necessários três tanques de cimento de alvenaria para que haja a separação correta de todos os dejetos. Além disso, existem regulamentações para a localização da fossa séptica. Não é possível construí-la onde se encontram rios, nascentes e minas d’água, e deve-se respeitar o espaço de lençóis freáticos, poços e cisternas.

Essas leis existem para proteger o meio ambiente e o próprio moradores de riscos de contaminação.

Como desentupir a fossa séptica?

O desentupir a fossa séptica é de extrema importância. E fazer esse processo de forma adequada também é. O primeiro passo é chamar um desentupidor de fossa séptica para isso, ou o popularmente chamado limpa fossa. Ele contará com o equipamento adequado para realizar o desentupimento. 

Depois disso, ele realizará a abertura da fossa. O limpa fossa tomará o cuidado de deixar os gases presentes ali saírem, antes de começar a fazer o trabalho de desentupimento. Assim, ele começará a retirar os dejetos com o maquinário adequado, que fará o descarte posterior de forma ambientalmente correta.

Por que é importante desentupir a fossa séptica?

A fossa séptica é o que mantém o esgoto de uma casa tratado. Ou seja, os dejetos que os moradores da casa produzem, vão para lá. Deixar uma fossa séptica entupida é um grande risco à saúde e ao meio ambiente. Pode levar a fossa a vazar e contaminar o solo ao seu redor. 

Além disso, é possível que a fossa séptica faça os dejetos voltarem pelo encanamento. O problema do entupimento pode ser tão grave que pode afetar a própria vida útil da fossa séptica. Portanto, faça manutenções e limpezas frequentes para evitar que problemas aconteçam.

Quando sei que preciso desentupir a fossa séptica?

A periodicidade de limpeza e desentupimento de fossa séptica é de 6 em 6 meses. Porém, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que a fossa precisa de desentupimento antes disso. Esses sinais são: 

  • Mau cheiro voltando do encanamento, pias e ralos da casa;
  • Espaços molhados ao redor ou na borda da fossa séptica;
  • Dejetos voltando pelo encanamento do banheiro;
  • Entupimentos frequentes acontecendo em partes diversas da casa.

Se a sua fossa séptica apresentar esses sinais, pode ser que já esteja na hora de chamar o desentupidor de fossa séptica para te ajudar. E se você continuar acompanhando, vamos te dar uma dica infalível de quem chamar.

Limpa fossa? Pode chamar a Ajax!

Limpar e desentupir a fossa séptica é algo que não pode ser feito por conta própria. Existem diversos riscos em não se manipular uma fossa e seus dejetos de forma correta e com o equipamento certo. Riscos que envolvem o meio ambiente e o próprio ser humano.

Mas sabemos bem que não temos como evitar para sempre o desentupimento de fossa séptica. É por isso que hoje, destacamos o quão importante é contar com limpa fossa profissionais e responsáveis, e temos mais uma dica de onde encontrar a empresa certa para realizar o serviço para você.

A Desentupidora AJAX realiza serviços de manutenção, como limpeza de fossa séptica em SP e reparos na rede hidráulica.

Você pode contratar nossos serviços para sua casa ou empresa a qualquer hora do dia.

Nosso atendimento é 24 horas por 7 dias na semana.

Ademais, existem diversos canais de atendimento que podem ser utilizados pelos clientes, incluindo nosso telefone (11) 4114-6060; WhatsApp, redes sociais e via formulário de contato.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem