home office


Por conta dos avanços tecnológicos e também da pandemia de Covid-19, o número de profissionais que trabalham no modelo home office está cada vez maior.


E mesmo com a volta gradual dos escritórios e dos postos de trabalho, a verdade é que home office (que já era uma forte tendência), está cada vez mais consolidado e almejado por muitos profissionais.


Além do mais, há diversas pessoas que estão trabalhando em modelo híbrido, isto é, alguns dias em casa e outros no escritório.


Sendo assim, com base nessa nova realidade, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas e informações valiosas para que o seu home office seja o mais agradável e funcional possível! Vamos lá?

Home office agradável e funcional: dicas e informações valiosas

Cadeira adequada


A jornada de trabalho, normalmente, é de 8 horas diárias e 44 horas semanais. E, grande parte desse tempo, você passa sentado em uma cadeira, não é verdade?


Pois então, se você quer deixar o seu home office mais agradável e funcional, é de suma importância que você tenha uma cadeira adequada, isto é, que seja confortável, regulável e ergonômica.


Caso contrário, a sua produtividade poderá ser afetada e você poderá ter dores, má postura, entre outros problemas de saúde.


Portanto, a primeira dica para você melhorar o seu home office, é investir em uma cadeira de qualidade. Este é um investimento que vale a pena ser feito.


Agora, vale a pena ressaltar que você não deve ficar longas horas sentado, mesmo que a cadeira seja bastante confortável.


Isso porque, faz mal para a saúde ficar muito tempo sentado. 


Então, em alguns momentos do dia, levante-se, dê uma volta, alongue-se, coma algo (saudável) e beba um copo d'água. É importante ter essas pausas em sua rotina. Você não é um robô.

Mesa de trabalho


Outro item essencial para o seu trabalho remoto, é ter uma boa mesa, afinal, é nela que você colocará o seu computador ou notebook, o seu mouse, o seu teclado, os seus papéis, as suas canetas, entre outros itens.


Portanto, você precisa investir em uma mesa de trabalho que seja de qualidade e que tenha um espaço adequado para o que você precisa.

Iluminação


Talvez você não saiba, mas a iluminação é um item de suma importância quando falamos sobre disposição e produtividade. 


Inclusive, essa é uma preocupação em muitos escritórios que, geralmente, investem em um projeto luminotécnico, para terem um ambiente com luzes adequadas, funcionais e harmoniosas.


Sendo assim, em sua casa ou em seu apartamento, é importante que você também tenha essa preocupação.


O mais indicado é aproveitar, ao máximo, a luz natural, isto é, aquela que vem de fora.


Portanto, ao organizar o seu espaço de trabalho, procure colocar a sua mesa próxima a uma janela. Deixe a luz entrar (porém, se ela costuma ser muito forte, invista em uma persiana para controlar a intensidade).


Agora, é claro que você não precisa depender somente da luz natural, ainda mais porque em dias chuvosos e nublados isso é mais difícil.


Então, para estes casos, é interessante investir em uma boa luminária de mesa e lâmpadas brancas, de LED, visto que elas ajudam na concentração e a ficar mais “ligado”.

Decoração


Só porque você está de home office, isso não quer dizer que você não possa deixar o seu ambiente de trabalho com “a sua cara”.


Na verdade, você pode e deve decorá-lo para deixá-lo mais agradável, confortável e harmonioso.


Então, pinte as paredes com uma bela cor (claro, sem ser muito exagerado), coloque alguns quadros, algumas fotografias, alguns objetos, algumas plantas… enfim, faça algo que transmita a sua personalidade e que torne o ambiente mais leve para trabalhar.

Ergonomia


A ergonomia é um aspecto-chave para você se preocupar em seu home office. 


Isso porque, você passa horas em frente a um computador (ou notebook), e a sua postura, bem como as posições dos seus braços, mãos, cabeça, pescoço, pernas e pés precisam estar adequadas.


Então, ao organizar o seu espaço de trabalho, procure deixar tudo bem alinhado e nivelado. Por exemplo:


  • Os seus pés precisam estar bem firmes no chão;

  • A parte superior da tela do seu computador ou notebook, precisa estar na altura dos seus olhos (existem suportes regular para isso);

  • O teclado e o mouse precisam estar posicionados, de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão;

  • E a sua cadeira precisa estar bem ajustada também.


Nada de ficar torto, desajeitado e com uma má postura, ok? 


Trabalhar no sofá ou na cama, segurando o notebook no colo, definitivamente não são as melhores escolhas.

Organização e limpeza


Por fim (mas não menos importante), é fundamental que você mantenha o seu home office limpo e organizado, afinal, como é que você será produtivo e se sentirá confortável, se o ambiente está todo bagunçado e sujo?


Então, procure sempre manter a sua mesa, as suas gavetas, os seus papéis, os seus nichos, as suas prateleiras, etc. organizadas e limpas.


Trabalhar em um ambiente desorganizado, sujo, com itens espalhados por todo lugar, são fontes de distração e é muito provável que afetem o seu desempenho de alguma maneira.


Portanto, preze sempre pela organização e pela limpeza em seu home office, ok?


E essas foram as principais dicas e informações para deixar o seu home office mais agradável e funcional. Esperamos ter te ajudado!

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem