qualidade de vida


Nos últimos anos, melhorar a qualidade de vida passou a ser a prioridade de inúmeras pessoas.


Afinal, é muito melhor viver com mais saúde, disposição, satisfação e felicidade, do que viver estressado, com doenças, entre outros problemas constantes.


Sendo assim, cada vez mais pessoas estão adotando certas atitudes no dia a dia para cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida… atitudes essas que você irá descobrir no artigo de hoje! 

Como melhorar a qualidade de vida: 7 atitudes essenciais

1. Comer de maneira adequada


Ter bons hábitos alimentares é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida.


Então, em sua rotina, procure comer de maneira adequada, isto é, ingerindo alimentos naturais, orgânicos e integrais, e evitando alimentos gordurosos, cheios de sal e açúcar.


É claro que uma vez ou outra você pode comer uma “besteira”, a conhecida junk food, porém, você precisa ter em mente que ela não pode fazer parte do seu cardápio frequentemente. 


Você precisa fazer refeições e comer alimentos que sejam nutritivos, que forneçam as vitaminas e minerais que o seu corpo precisa para funcionar bem.


Agora, para saber quais alimentos e pratos são mais recomendados para você, é essencial que você consulte uma nutricionista. 


Não siga fielmente uma dica ou recomendação de cardápio encontrada na internet, pois cada pessoa possui um tipo de organismo, além de rotinas e condições diferentes. Algo que funciona para algumas pessoas, pode não funcionar para você.

2. Beber água


De acordo com especialistas da área da saúde, indivíduos adultos precisam beber, diariamente, pelo menos dois litros de água.


Portanto, no seu dia a dia, é essencial que você beba bastante água.


E para tornar esse processo mais simples e fácil, tenha sempre com você uma garrafinha. Assim, para se manter hidratado, basta enchê-la em algum bebedouro de água que estiver por perto.


A hidratação não só ajuda o cérebro a manter a energia, a memória e a atenção, como também evita dores de cabeça, confusões mentais e dificuldades de concentração.

3. Fazer exercícios


Em seu dia a dia, é fundamental que você estabeleça um período para se exercitar, se você quer melhorar a sua qualidade de vida - nem que seja quinze minutos.


Isso porque, fazer uma atividade física regularmente (quatro, cinco vezes por semana), é extremamente benéfico para o corpo e para a mente. 


O corpo humano foi feito para se movimentar.


Portanto, encontre uma atividade que goste de fazer e pratique-a em sua rotina. 


Pode ser caminhar, andar de bicicleta, malhar, nadar, dançar, jogar bola… opção é o que não falta, então nada de desculpa, hein?

4. Dormir direito


Outra atitude de suma importância para melhorar a sua qualidade de vida, é dormir direito.


Porém, dormir direito não significa passar a maior parte do dia na cama, sem fazer nada - isso é sedentarismo (que deve ser fortemente evitado).


Dormir direito significa dormir entre sete e oito horas por dia, de modo que você consiga realmente descansar e recarregar as energias.


Ao respeitar isso, os seus hormônios se mantêm em níveis de normalidade, potencializando o seu funcionamento corporal e cerebral.


Infelizmente, por conta da rotina, dos problemas, entre outras situações do cotidiano, muitas pessoas não dão o devido valor ao sono e isso, obviamente, é um problema para a saúde física e mental.

5. Destinar momentos para você


Devido à rotina pesada, aos diversos compromissos e afazeres, muitas vezes não sobra um momento do dia para cuidar da gente. E isso, claro, é um problema.


Afinal, a vida não é só trabalho, você não é um robô, você merece sim um tempo para relaxar e para fazer o que gosta.


Então, organize a sua rotina, de modo que haja momentos para você. Não viva apenas em função dos outros. Você precisa ter esse autocuidado, se quiser melhorar a sua qualidade de vida.


Portanto, se você gosta de cozinhar, cozinhe, se você gosta de dançar, dance, se você gosta de cantar, cante, se você gosta de tocar violão, toque, se você gosta de desenhar, desenhe, se você gosta de ler, leia, se você gosta de jogar videogame, jogue e se você gosta de assistir séries e filmes, assista.

6. Dedicar momentos para a família e amigos


Além de ter um tempo para você, como citamos acima, é importante que durante a sua semana, você dedique alguns momentos para aproveitar com a família e os amigos.


Então, passeie com seu companheiro ou sua companheira, brinque com seus filhos, saia com seus amigos e assim por diante.


Manter esse relacionamento com outras pessoas e cultivar uma vida social ativa, são atitudes essenciais para cuidar da saúde física e, principalmente, mental.


Quem vive cercado de amigos e de pessoas queridas, tende a ser mais feliz e viver por períodos mais longos do que indivíduos solitários.

7. Cuidar bem do seu dinheiro


Dívidas, nome sujo, conta no vermelho… se tem algo que tira o sono e afeta a vida de inúmeras pessoas atualmente é o dinheiro. 


Porém, o dinheiro em si não é um problema, e sim a maneira como as pessoas lidam com ele.


Isso porque, mesmo com diversas ferramentas, aplicativos, planilhas e materiais gratuitos disponíveis na internet, muita gente ainda não sabe como administrar o dinheiro que recebe. E isso, claro, é um problema.


Portanto, se você quer melhorar a sua qualidade de vida, a sétima e última atitude que você deve ter é cuidar bem do seu dinheiro.


Não é muito melhor ter todas as contas pagas, em dia, e poder deitar a cabeça no travesseiro tranquilamente, sem se preocupar com boletos e dívidas? Sim, não é verdade?


Então, daqui em diante, passe a se organizar melhor em relação ao seu dinheiro. Leia sobre o assunto, veja vídeos no YouTube e faça cursos se achar necessário.


Você não precisa ser nenhum especialista em economia ou finanças, basta saber como gerir o que entra e o que sai da sua conta, de modo a ter um controle maior a respeito do seu dinheiro!

Dicas extras


Além dessas sete atitudes que apresentamos para você, existem algumas outras dicas que também irão te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida, são elas:


  • Tomar sol;
  • Alongar-se;
  • Meditar;
  • Fazer sexo seguro;
  • Cultivar o bom humor;
  • Reduzir o estresse;
  • Definir uma rotina;
  • Prezar pela organização (em casa e no trabalho);
  • Ler;
  • Não fumar;
  • E viajar!

Agora conte para a gente: qual atitude você começará a colocar em prática daqui em diante para melhorar a sua qualidade de vida?

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem