engenheiro eletricista


Engenheiro Eletricista

Responsável por planejar, construir e manter sistemas capazes de gerar e transmitir energia elétrica, o engenheiro eletricista é um profissional de suma importância para diversos setores do mercado. 

Ele pode atuar, por exemplo, em indústrias, fábricas, usinas, residências, obras, estabelecimentos comerciais, empresas de telecomunicações e muito mais!

Porém, apesar das inúmeras possibilidades de atuação, engana-se quem pensa que somente ter uma graduação é o suficiente para ter uma carreira de sucesso nesta área. 

Na verdade, isso é só o começo. 

E sabe por quê? Porque para ter uma carreira de destaque na área de engenharia elétrica, além de ter uma graduação, é essencial que você trabalhe os seguintes aspectos:


6 aspectos essenciais para a carreira de engenheiro eletricista


1. Relacionamento interpessoal

Se você trabalha ou quer trabalhar como engenheiro eletricista, o primeiro aspecto que você precisa considerar e desenvolver para ter uma carreira de sucesso, é a habilidade de se relacionar com outras pessoas.

Isso porque, o engenheiro eletricista é um profissional que não trabalha sozinho, ele está em constante contato com colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes e colegas de profissão.

Por isso, saber trabalhar em equipe, orientar e delegar tarefas sem ser autoritário ou indelicado, são habilidades que você definitivamente deve desenvolver.


2. Comunicação

Além do conhecimento técnico, é fundamental que você tenha uma ótima capacidade de comunicação.

Afinal de contas, ao trabalhar com projetos de engenharia elétrica, você estará em contato com diversas outras pessoas - colegas, fornecedores, clientes, etc.

E para que o serviço prestado atenda (ou até mesmo supere) as expectativas, é fundamental que você saiba o que perguntar, como falar, como argumentar, como explicar e assim por diante.

De pouco adianta você ter um ótimo embasamento técnico, se as pessoas têm dificuldades para compreender o que você está dizendo.

Por isso, saiba como se comunicar, seja de maneira falada ou escrita. A sua comunicação precisa ser sempre clara, concisa e objetiva.


3. Qualificação/atualização

Como dissemos no início do artigo, ter uma graduação não é garantia que você terá uma carreira de sucesso como engenheiro eletricista.

Por isso, é de suma importância que, antes, durante e depois da sua graduação, você busque constantemente por qualificação e atualização.

E para isso, vale a pena fazer cursos, ler livros, assistir palestras, participar de congressos, acompanhar notícias do setor e assim por diante. Por exemplo, quais as novidades e tendências da sua área de atuação? Você sabe?

Não seja um profissional acomodado e que fica “parado no tempo”. 

Hoje, o mercado é bastante exigente, dinâmico e competitivo, e quem não se capacita e não se adequa ao que ele espera, acaba ficando para trás.

Portanto, invista na sua formação profissional. Procure sempre aprender coisas novas e aprimorar aquilo que você já sabe. 


4. Networking

Outro aspecto fundamental para você ter uma carreira de sucesso como engenheiro eletricista, é trabalhar o seu networking - ou rede de contatos.

Isso porque, é importante ter outros profissionais da área próximos a você. Assim, você pode conseguir parcerias e oportunidades de trabalho, trocar experiências e conhecimentos, aprender coisas novas e muito mais.

E para isso, você pode considerar o tópico anterior, afinal de contas, em cursos, palestras, workshops, webinars, eventos, etc. você conhece inúmeros profissionais que trabalham ou que pretendem trabalhar na mesma área que você, e assim, você poderá trabalhar o seu networking.

Além disso, colegas de faculdade e professores também podem fazer parte da sua rede de contatos.


5. Metas e objetivos

Você já parou para pensar onde você quer chegar como engenheiro eletricista? 

Quais são as suas metas e os seus objetivos profissionais? É trabalhar em uma multinacional? É abrir a sua própria empresa? É trabalhar em outro país? É ganhar um valor X todo mês? É ser uma referência na área em que atua?

Como você pôde ver no começo do artigo, existem diversos segmentos de atuação para profissionais de engenharia elétrica e cabe a você escolher aquele ou aqueles que mais tenham a ver com seu perfil.

Porém, além de fazer isso, é de suma importância que você trace metas e objetivos para a sua carreira. 

Dessa forma, você terá um guia, um direcionamento e uma noção mais clara a respeito de onde você está agora e o que precisa fazer para alcançar suas metas e objetivos. 

E isso é definitivamente importante, pois te ajuda a manter o foco, a dedicação e a motivação para conquistar aquilo que almeja.

Tenha um propósito para sua carreira.


6. Divulgação

Por fim, invista em divulgação, principalmente se você estiver começando a sua carreira.

Afinal de contas, você precisa mostrar quem você é, o que faz, quais são suas habilidades, seu portfólio e assim por diante.

E hoje, graças à internet, há diversas possibilidades para você fazer isso. 

Por exemplo, você pode ter um site, um blog, um canal no YouTube, uma página no Facebook, no Instagram… enfim, não dependa apenas de cartões de visitas ou de marketing boca a boca. 

Invista na sua presença digital e aumente o seu alcance.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem