Você já parou para pensar sobre como serão as projeções para o futuro pós pandemia?
O início do ano com uma vacina deixou muitos otimistas, mas o mundo pós-pandêmico não será o mesmo de antes.
Se pararmos para analisar por apenas alguns minutos, já conseguimos identificar algumas mudanças, como: aumento de compras online, maior pesquisa por cotação online de plano de saúde, mudanças na alimentação e assim por diante.
Mesmo quando a vacina for amplamente distribuída, muitas pessoas desejarão continuar trabalhando em casa, além de comprar e aprender online.
Ferramentas como o Zoom, por exemplo, já existia antes da pandemia, mas agora que mais pessoas experimentaram os benefícios desses serviços, as empresas verão uma mudança permanente no comportamento do consumidor e dos funcionários.
Este mundo pós-pandemia criará uma série de novas oportunidades e também de desafios.
Para saber mais do assunto e entender melhor quais são algumas das projeções para o futuro, continue a leitura!
Algumas das mudanças para o pós-pandemia
Sim, de fato muita coisa mudou e irá mudar devido a pandemia de coronavírus. Não tem como fugir disso.
Veja a seguir algumas das principais projeções de mudanças para o pós-pandemia.
1. Muitos irão optar por permanecer remotos
Em 2020 vimos os escritórios e escolas se adaptando ao remoto (online). Embora muitos já tenham retornado ao local de trabalho, empresas anunciaram o trabalho remoto permanente, como o Google, por exemplo.
Para alívio dos pais, a escola virtual não será permanente - pelo menos não para crianças pequenas. Mas muitas universidades podem estender as aulas online por mais alguns meses.
Mesmo quando a vacina estiver amplamente disponível, a tendência do aprendizado remoto pode continuar em 2022 e além.
Isso porque muitos estudantes universitários agora preferem aulas online devido à sua flexibilidade. Isso pode levar a um aumento no número de alunos matriculados em programas híbridos ou totalmente online.
2. As empresas baseadas no digital irão prosperar.
Apesar das perspectivas econômicas sombrias, nem todos os setores caíram devido à pandemia.
Os videogames, por exemplo, tiveram um grande aumento na adoção e no uso. Portanto, este é um mercado que provavelmente continuará a prosperar.
Enquanto pequenos estúdios de ioga e academias fecharam suas portas, a indústria de fitness online está crescendo. Aplicativos focados em exercícios também cresceram durante a pandemia e poderão continuar a crescer.
Jogos, exercícios físicos interativos, streaming de TV e telemedicina são apenas alguns dos negócios com base digital que continuarão a prosperar em 2021 e depois.
3. Os modos sem contato de fazer compras e jantar continuarão populares
Os compradores podem ter optado por drive-thrus e compras online para se protegerem da Covid-19.
No entanto, eles descobriram a conveniência que isso proporciona. Consequentemente, isso os fará continuar aproveitando as vantagens que esses novos hábitos proporcionam.
Os varejistas aumentaram seus investimentos para adaptar seus negócios ao comércio eletrônico.
As redes de restaurantes também seguiram essa nova tendência. Grandes redes, como o McDonald 's, fecharam alguns de seus restaurantes, já que a demanda de delivery está maior.
Mesmo com os restaurantes abertos novamente para consumo no local, as vendas online continuarão fortes.
A pandemia, é claro, realmente fez com que o negócio digital crescesse rapidamente, mas donos de restaurantes e lojas estão começando a deixar a Covid ficando para trás e realmente focando no online.
4. Obsessão pela segurança
Segurança é o novo movimento de bem-estar. Lavar as mãos com frequência e usar máscaras tornaram-se hábitos amplamente normalizados e os pagamentos sem contato tornaram-se mais comuns à medida que as pessoas evitam lidar com dinheiro.
Os consumidores ficarão mais temerosos no futuro em relação a qualquer problema de saúde futuro.
A preocupação com a segurança provavelmente permanecerá durante muito tempo.
5. Maior autoconsciência
A pandemia global forçou os consumidores a mudar suas vidas e testar sua resiliência mental em meio a riscos à saúde, dificuldades econômicas e isolamento.
Agora eles estão reavaliando suas prioridades, identidades e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Ter como alvo esses consumidores inclui oferecer acesso a bens e serviços que promovam o auto aperfeiçoamento e o equilíbrio do estilo de vida.
As vendas globais de brinquedos e jogos educacionais relacionados à passatempos, instrumentos musicais, equipamentos esportivos e confortos nostálgicos como lanches infantis devem continuar em crescimento.
Conclusão
A pandemia do novo coronavírus afetou pessoas e empresas em todo o mundo, o que exigiu que mudanças fossem feitas para enfrentar esse grande desafio.
Mas, agora, estamos presenciando o avanço da vacinação e, com isso, aumentando as esperanças de que os casos de mortes provocados pela Covid-19 sejam reduzidos o máximo possível.
No entanto, o futuro pós-pandêmico definitivamente não será como os dias que vivíamos antes da pandemia.
Com as mudanças e adaptações que tivemos que passar, muitas pessoas vão optar por continuar com os seus novos hábitos.
O digital, por exemplo, está mais forte do que nunca e a tendência é que as pessoas usufruam cada vez mais dos benefícios que ele proporciona.
Isso, consequentemente, também faz com que as empresas precisem seguir essa tendência.
Portanto, o futuro pós-pandêmico nos proporcionará muitas oportunidades, mas também muitos desafios.
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