Estamos em uma era onde as mídias sociais se tornaram parte integrante do marketing de relacionamento de empresas. Facebook, Twitter e Whatsapp estão entre as principais ferramentas usadas para este fim.
A concorrência entre marcas está cada vez maior, principalmente, no meio virtual. Isso faz com que os empreendimentos precisem trabalhar para se diferenciarem uns dos outros.
Neste contexto, desenvolver estratégias para construir um relacionamento duradouro com clientes é um ponto central.
É necessário que as empresas acompanhem as evoluções tecnológicas, pois isso garante longevidade e inovação.
Portanto, leia este texto para conhecer o conceito de marketing de relacionamento, como ele pode ser feito e como o WhatsApp pode agregar à estratégia.
Marketing de relacionamento: conhecendo mais
O marketing de relacionamento consiste no conjunto de medidas e estratégias que buscam cativar clientes por meio da comunicação.
Ao investir em marketing de relacionamento, as empresas ganham ferramentas para:
- Disseminar ideias;
- Obter autoridade no mercado;
- Proximidade com os clientes;
- Comunicação em várias plataformas.
É preciso ter em mente que o marketing de relacionamento vai além de concretizar vendas.
A intenção final deve ser transformar cada cliente em fã fiel dos produtos ou serviços oferecidos.
As marcas que chegam a esse nível passam a poder contar com uma série de clientes fazendo marketing por conta própria nas redes sociais.
Quando as pessoas percebem que uma determinada empresa trata seus consumidores com diferenciação e cuidado, a imagem do empreendimento é aprimorada.
Quanto mais próximos estiverem marca e cliente, maiores são as chances de desenvolver campanhas corretamente segmentadas.
Por isso, cuidar do marketing de relacionamento de uma empresa é construir a certeza de que seu público vai acompanhá-lo por um longo período de tempo.
Marketing de relacionamento: como fazer
Esse tipo de estratégia exige planejamento e conhecimento prévios, assim como outras práticas de marketing, como campanhas de Twitter Ads.
Sendo assim, neste tópico, traremos os pontos principais para começar a implementar esse conceito na sua empresa, confira.
Conheça os clientes
Para oferecer um atendimento personalizado é vital conhecer bem sua base de clientes.
Treine sua equipe para reunir os dados de cada comprador. Informações como localização, produtos comprados, tempo de permanência na página e ofertas clicadas são fundamentais.
É importante conhecer a jornada de compra de cada cliente para que a empresa tenha condições de oferecer as melhores ofertas no tempo certo.
O marketing de relacionamento também faz parte disso, já que as interações entre empresas e clientes são indicativas das necessidades das pessoas.
Segmente campanhas
Uma das grandes utilidades da captação de informações é poder segmentar ações e campanhas de acordo com elas, posteriormente.
Suponha que sua equipe percebeu que um certo produto está fazendo mais sucesso entre mulheres do que entre homens.
Para maximizar essa repercussão, é possível separar os clientes a partir do gênero e desenvolver um marketing de conteúdo destinado especificamente para as mulheres.
Esse tipo de personalização chama a atenção e contribui para que a base de consumidores se sinta privilegiada por se relacionar com uma marca atenciosa.
Crie ações interativas
Ainda falando do aspecto de personalização, busque criar ações que visam à interação entre marca e cliente.
Promova eventos e promoções com o objetivo de mostrar mais a realidade da marca para as pessoas que a acompanham.
Sendo assim, apostar em programas de fidelidade e pesquisas de satisfação também é indicado.
Acompanhe os resultados
Cada estratégia precisa ser continuamente monitorada. Os resultados determinam a eficácia dela e são necessários para que a empresa saiba como agir, dependendo do impacto alcançado.
O marketing de relacionamento pressupõe a avaliação de cada ação empregada. A equipe deve sempre se guiar pela recepção do público.
Sendo assim, seja em táticas de inbound marketing ou campanhas de anúncios, os resultados devem ser analisados frequentemente.
Seja atencioso
Mais importante do que falar para o cliente é ouvir o que ele tem a dizer. Muitos empreendimentos falham nessa etapa.
É preciso investir em um canal de comunicação dinâmico, que realmente resolva quaisquer problemas que o cliente possa ter e o guie pelo site ou página da empresa.
Isso vale para qualquer plataforma que seja escolhida, desde as redes sociais até o WhatsApp, cuja importância para o marketing de relacionamento nós mostraremos a seguir.
O atendimento ao consumidor deve ser descomplicado e ágil.
Se as pessoas gastarem muito tempo no telefone ou na internet para resolver um problema com a sua empresa, muito provavelmente elas pensarão duas vezes antes de comprar seus produtos de novo.
Portanto, não economize na interface do SAC nem no treinamento da sua equipe de atendentes. Eles são os representantes da empresa.
Organize cada ação
É comum que as empresas façam uso de mais uma plataforma de comunicação. Isso é muito vantajoso, mas precisa ser feito com organização.
O ideal é determinar um prazo para cada ação a ser aplicada.
Faça um cronograma com todas as estratégias previstas, os canais de comunicação a serem utilizados e o período em que elas ocorrerão.
Essa meticulosidade é importante para que toda a equipe se organize e evite que as campanhas percam impacto por conta de má gerência.
Marketing de relacionamento no WhatsApp: uma nova realidade
No ramo dos aplicativos de comunicação, o WhatsApp está entre os mais usados: são 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 120 milhões deles localizados no Brasil.
Por conta dessa popularidade expressiva, logo começaram a despontar as utilidades do aplicativo para o marketing digital.
Diante do número cada vez maior de empresas usando o WhatsApp para fins comerciais, em 2017 surgiu o WhatsApp Business, uma versão do App voltada para empresas.
Isto posto, conheça agora as principais funções do WhatsApp Business e saiba como ele pode auxiliar no marketing de relacionamento da sua marca.
Faça um perfil empresarial
O WhatsApp Business possibilita que você crie um perfil empresarial no aplicativo. Esse perfil contém endereço, site, e-mail e horário de funcionamento.
Esse perfil garante que as pessoas que te procurarem entrem em contato com o número correto.
Há um sistema de verificação de perfis, o que impede enganos e golpes.
Administre as mensagens
O WhatsApp Business também funciona por meio do WhatsApp Web.
Por esse método, é possível administrar as mensagens enviadas e recebidas, além da funcionalidade de programar mensagens automáticas.
Isso é ótimo para não deixar os clientes sem resposta caso eles entrem em contato fora do horário comercial.
Categorize as conversas
Outra função importante é a de categorizar as conversas com tags. Dessa forma, você pode organizar cada contato de acordo com a situação dele.
Por exemplo: dá para criar tags para identificar clientes novos, clientes que já pagaram e que estão com pagamento pendente.
Portanto, essa é uma forma rápida e prática de otimizar o atendimento.
Controle as métricas
O WhatsApp Business contém algumas métricas úteis para mensurar o impacto de cada ação.
A equipe é capaz de controlar quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e quantas foram lidas.
A partir desses dados, as estratégias de marketing de relacionamento podem ser melhoradas.
Fique mais próximo do cliente
Por ser um aplicativo usado para a comunicação pessoal, o WhatsApp é uma ferramenta determinante para se aproximar da base de clientes.
Se uma campanha de e-mail marketing pode ser facilmente ignorada, uma mensagem no WhatsApp é mais acessível, e por isso, mais fácil de ler.
Além disso, a empresa consegue ter certeza de que uma mensagem foi entregue ao destinatário, um dado cuja importância nós destacamos logo acima.
Personalize o atendimento
Na hora de resolver problemas, as empresas têm que se mostrar eficientes e atenciosas.
Investir em um atendimento pelo WhatsApp garante que o suporte seja personalizado e em tempo real.
O WhatsApp é usado diariamente por milhares de pessoas. Então, entrar em contato com a empresa a partir dele já vai conferir uma certa intimidade muito vantajosa para os dois lados.
Tendo contato direto com o cliente, a empresa tem condições de resolver a questão da melhor forma possível.
Mostre novas ofertas
Direcionar novas ofertas e produtos para seus clientes via WhatsApp também é muito indicado.
Construir um relacionamento com eles também presume dar informações em primeira mão.
Seja um evento ou uma novidade no catálogo da empresa, informar a base de clientes previamente por meio do aplicativo garante que eles passem a considerar a compra com antecedência.
Marketing no WhatsApp: dicas para fazer
O WhatsApp oferece uma série de funcionalidades próprias para fazer marketing no aplicativo.
Por isso, a seguir, reunimos algumas dicas para que sua atuação seja a melhor possível.
Mande mensagens personalizadas
Aproveite que o App proporciona uma proximidade maior e personalize cada mensagem enviada.
Chame os clientes pelo nome, direcione ofertas e informações que combinem com o perfil dele e até mesmo use figurinhas para trazer descontração, se for o caso.
Tenha uma postura amigável, mas não exagere: o profissionalismo deve vir sempre em primeiro lugar.
Não seja invasivo
É comum que empresas exagerem no envio de mensagens, principalmente quando a intenção é promover um novo produto ou novas ofertas.
Não se esqueça de que seu cliente também usa o WhatsApp nos momentos de lazer.
Se ele começar a receber muitas mensagens de uma mesma empresa, ele ficará irritado e a estratégia terá um efeito negativo.
Lembre-se do cronograma: cada ação deve ter um prazo e um volume de mensagens específico.
Use outros canais
Usar somente o WhatsApp como canal para marketing não é indicado. Ele deve ser uma ferramenta complementar integrada a outras plataformas.
As empresas bem-sucedidas marcam presença em diferentes redes para amplificar seu alcance.
Portanto, o WhatsApp é uma ferramenta importante para o marketing de relacionamento. Com as funções à disposição e uma estratégia consistente, os resultados virão.
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