criptomoedas


Exchanges nada mais são que as corretoras de criptomoedas. Nelas você pode comercializar as suas criptomoedas e fazer diversos investimentos.

Entretanto, para que você precisa de uma exchange? Por que ir atrás delas? Afinal de contas, como foram inventadas as exchanges?

Como começaram as exchanges?

A primeira corretora especializada em criptomoedas trabalhava com as bitcoins e foi a Bitcoin Market. Isso foi um ótimo passo para que as bitcoins também começassem a ter um preço padrão. Pois, a corretora fazia a venda de bitcoins, naquela época custava poucas dezenas de dólares. Muita diferença do valor para agora que são necessários milhares de dólares para ter uma bitcoin.

Com o tempo, começaram a aparecer outras corretoras, que fizeram com que fosse necessário essa nivelação de valores.

Hoje em dia existem várias exchanges. Simultaneamente, a proteção dessas corretoras também foi intensificada. Isso porque, no início, algumas delas foram alvos de ataques hackers.

Hoje em dia, existem inúmeras corretoras que são consideradas extremamente confiáveis e seguras.

Como são as exchanges?

Não pense que você irá precisar se deslocar até um lugar para ter acesso a uma corretora. Hoje em dia você pode consultar uma por meio dos sites e ter acesso a ótimas plataformas que mostram devidamente os seus rendimentos.

Assim, caso você invista nas criptomoedas, você pode ver com facilidade o quanto ela está te dando de rendimentos. Em seguida, pode fazer os saques que achar necessário.

Para que servem as exchanges?

As exchanges possuem várias funções. Cada uma delas possui características diferentes para atender a diferentes necessidades.

E, principalmente, cada uma delas também possui uma taxa para cada serviço. Mas, nem sempre uma taxa baixa pode ser interessante.

Uma das funções de uma exchange é a realização de compra/venda de uma criptomoeda. Nesse sentido, ela é semelhante a uma casa de câmbio. Seria como investir na compra de dólares, por exemplo.

Assim, uma pessoa troca seu dinheiro por uma determinada quantia de bitcoins, quando o valor da criptomoeda aumenta, a pessoa pode revendê-las e lucrar com a diferença. Existem também empresas como a BitPreço que reúne várias exchanges em um só lugar, funcionando como um marketplace de corretoras.

Uma das outras possibilidades em exchanges é a capacidade de realizar transações com outros usuários. Assim, ela também é uma plataforma de negociação.

Algumas corretoras especializadas em criptomoedas possuem um funcionamento semelhante a outras corretoras. Assim, é possível alguém aplicar dinheiro nas criptomoedas e recolher, posteriormente, os seus rendimentos.

Neste caso, ela funciona como os contratos de derivativos.

As exchanges também servem para proteger as criptomoedas de alguém. Por exemplo, se uma pessoa tiver várias bitcoins, ela pode deixar na corretora para que corra menos o risco de ser hackeada e perder valores.

Por mais que uma carteira ser hackeada não seja algo tão comum, muitas pessoas possuem altos valores em bitcoin e preferem fazer isso para evitar qualquer risco. Para deixar na corretora é necessário pagar um valor mensal ou anual.

Qual exchange escolher?

É fundamental que, antes de mais nada, você defina como irá atuar no mercado de criptomoedas.

A partir disso, é necessário fazer uma busca das exchanges que atendem a sua demanda. Mas, destacamos que para fazer a seleção de onde você irá investir, não se deve deixar de ver qual é a exchange mais confiável. Para isso, faça uma busca sobre o histórico dela.

Já houve muitos casos de roubos de criptomoedas dentro de negociações com as corretoras. Se for iniciante no mundo das criptos, você pode realizar simulações de investimentos usando um simulador de bitcoin e criptomoedas confiável.

Por que chamamos as corretoras de exchanges?

Isso acontece porque nos EUA as corretoras de bitcoins são conhecidas como “bitcoin exchange”. Como quando falamos de bitcoins boa parte do conteúdo sobre é inglês, acabou-se adotando também o termo exchange para se referir exclusivamente a essas corretoras.

Essa também é uma forma de diferenciar as corretoras de bitcoins das corretoras de ações e outros ativos.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem