A energia solar no Catar está sendo muito bem aproveitada após a compra de 1,8 milhões de painéis solares.
É importante falar sobre esse tema porque o clima foi o responsável por mudar a data da Copa do Mundo, que tradicionalmente acontece em junho e julho, mas em 2022 se deu em novembro e dezembro.
A mudança se deve ao fato de que no Catar de junho a setembro as temperaturas podem chegar a 50ºC em clima quente e úmido o que inviabilizaria os jogos.
Durante os meses de primavera e outono, que ocorrem em abril, maio, outubro e novembro, o clima é temperado e a temperatura fica em torno de 17°C (63°F), bem mais favorável para a disputa.
Sem mencionar que os invernos são apenas um pouco mais frios do que a média da primavera e do outono.
Quanto às chuvas... são bem raras, não chegam a 75mm por ano.
Por isso que, seja no Catar ou no Brasil, é importante ter uma empresa de energia solar em Recife para atender as pessoas que querem economizar até 95% da conta de luz.
Economia e consumo de energia no Catar
Hoje, o Catar é um dos países mais ricos do mundo graças à produção de petróleo.
Mas isso só aconteceu depois de 1974, quando a Qatar Petroleum assumiu o setor.
Desde a década de 1990, o país vem tentando reduzir sua dependência do petróleo e conta com outra vantagem: suas reservas de gás natural.
Esse fato levou o país a desenvolver recursos no setor, com foco no Campo Norte, por meio de projetos conjuntos com grandes empresas internacionais de petróleo e gás.
Desta forma, o gás natural ultrapassou mesmo o petróleo como a maior parcela da receita do governo e do PIB nos primeiros 10 anos deste século.
Energia Solar no Catar
Agora chegamos à parte mais interessante para os leitores do blog.
A geração de energia renovável no país ficou em torno de 43 MW em 2020, número considerado insignificante em comparação com a parcela dos combustíveis fósseis (13.099 MW).
Veja também: Ar condicionado TCL
Energia solar na Copa
Para reduzir a exposição às altas temperaturas tanto de atletas quanto de equipes jornalísticas, trabalhadores e público em geral, o Catar decidiu desenvolver uma tecnologia inovadora de refrigeração em estádios, movida a energia solar no Catar.
O Education City Stadium, na capital Doha, é um dos estádios especialmente projetados para proteger as pessoas do calor extremo e manter a temperatura interna do estádio abaixo de 27°C o tempo todo.
A arena tem uma área de 233.000 metros quadrados, acomoda 45.350 espectadores, e as laterais se estendem e circundam o campo, graças ao qual funciona o sistema de refrigeração.
Ainda no espírito da Copa do Mundo e com o sonho e a promessa de ser a primeira Copa do Mundo da FIFA neutra em carbono, o Catar inaugurou recentemente sua primeira usina de energia solar no vilarejo de Al Kharsaah, a cerca de 80 quilômetros da capital Doha.
Com mais de 1,8 milhão de painéis solares, uma potência de 800 megawatts, o Catar planeja cobrir 10% do consumo de energia do país com energia solar.
Ficou impressionado com os números do investimento de energia solar no Catar?
Postar um comentário