Enquanto os cientistas estudam os sonhos há anos, as imagens que aparecem enquanto dormimos ainda são incrivelmente mal compreendidas.
Quando dormimos, as nossas mentes estão ativas, criando histórias e imagens que podem ser vívidas ou fugazes; disparatadas ou aparentemente proféticas; aterradoras ou absolutamente mundanas.
Porque é que sonhamos? Podemos não ter respostas definitivas, mas existem vários tipos de sonhos e temas, e diferentes fatores que causam a ocorrência destes sonhos.
O que é um sonho padrão?
De acordo com os pesquisadores, normalmente sonhamos cerca de quatro a seis vezes por noite. Não há como isso ser verdade, pode estar pensando, mas isso é apenas porque esquecemos mais de 95% de todos os sonhos.
Os sonhos acontecem durante toda a noite, mas os nossos sonhos mais vívidos e frequentemente lembrados acontecem durante o sono REM (rapid eye movement).
Um sonho pode ser influenciado por aquilo em que estamos pensando antes de adormecermos, ou por aquilo que vivemos no nosso dia de vigília. Os sonhos também podem trazer à luz aquilo em que estamos evitando pensar ou as nossas ansiedades.
De acordo com a investigação, 65% dos elementos dos sonhos estão associados às suas experiências enquanto estamos acordados.
Se tem estresse no trabalho, os seus sonhos podem ter lugar no trabalho ou envolver os seus colegas de trabalho. Se acabou de sair com alguém, o seu sonho pode estar cheio de romantismo, ou, no lado oposto, de desgosto, se está com ansiedade em sair com alguém novo.
Um sonho "padrão" irá variar dependendo do indivíduo, mas abaixo estão algumas características dos sonhos:
- A maioria dos sonhos são predominantemente visuais, o que significa que as imagens estão na maioria dos sonhos, em vez de outros sentidos como o olfato ou o tato.
- Enquanto a maioria das pessoas sonha com cores, alguns sonhos são inteiramente em preto e branco.
- Quanto menos estressado estiver, mais agradáveis poderão ser os seus sonhos.
- Os sonhos podem ser muito estranhos - e isso é totalmente normal - ou podem ser constrangedores (sonhar com bdsm, fetiches, etc.) - o que também é normal
- O seu humor, acontecimentos nas notícias, dor, violência e religião podem influenciar o tema dos seus sonhos.
O que causa pesadelos?
Os pesadelos são sonhos que são assustadores e perturbadores. Quase todos têm pesadelos de vez em quando e nem sempre há uma boa razão para isso.
Algumas causas potenciais de pesadelos incluem:
- ver ou ler algo assustador
- privação de sono
- comer antes de dormir
- efeitos secundários da medicação
- ter febre ou estar doente
- perturbações do sono, tais como apneia do sono, perturbações do pesadelo, ou narcolepsia
As pessoas que sofrem de muito estresse ou que têm problemas de saúde mental como distúrbios de ansiedade podem experimentar sonhos que são mais assustadores. Até 71% das pessoas com transtorno de estresse pós-traumático podem experimentar pesadelos, que podem ser recorrentes se não forem tratados.
Um estudo descobriu que os três temas de pesadelos mais comuns envolvidos:
- a morte
- violência física
- ser perseguido ou caçado
O que causa os terrores noturnos?
Os terrores noturnos são um tipo de distúrbio do sono que é mais comum nas crianças do que nos adultos.
Quando alguém tem um terror noturno, acorda aterrorizado, mas pode ter apenas uma vaga ideia daquilo com que sonhou. A maior parte das vezes, não se lembram dos sonhos do terror noturno.
Num terror noturno, uma pessoa pode acordar:
- gritando:
- pontapear ou mover-se violentamente, mesmo saltando da cama
- suor
- respirar fundo
- com um ritmo cardíaco acelerado
- desorientado e inseguro de onde estão ou o que está acontecendo
Os terrores noturnos não são, tecnicamente, um tipo de sonho, mas um distúrbio do sono.
Sonhos lúcidos
Sonhar lúcido significa que se está consciente de que se está sonhando enquanto se está no sonho. Como a maioria dos sonhos acontece frequentemente durante o sono REM, a maioria das pessoas não têm sonhos lúcidos frequentes, embora algumas pesquisas informam que 55% das pessoas os experimentam pelo menos uma vez na vida.
Por vezes é possível controlar um sonho lúcido se se tiver prática. Isto pode ajudá-lo a controlar os seus sonhos, especialmente se tiver tendência a ter sonhos ou pesadelos recorrentes.
Outros tipos de sonhos
Sonhos recorrentes
Os sonhos recorrentes são sonhos que se repetem mais de uma vez. Têm frequentemente temas tais como confrontos, ser perseguidos, ou cair.
Pode ter sonhos neutros e recorrentes ou pesadelos recorrentes. Se tiver pesadelos recorrentes, pode ser devido a um estado de saúde mental subjacente, uso de substâncias, ou certos medicamentos.
Os temas comuns em sonhos recorrentes envolvem:
- ser atacado ou perseguido
- em queda
- ser congelado com medo
- ter sonhos sensuais ( se isso te incomodar, o ideal é procurar discutir sobre em uma terapia que aborda a sexologia )
Sonhos vividos
Os sonhos vividos estão quase sempre associados ao acordar durante o sono REM quando os seus sonhos são mais vívidos e mais facilmente recordados.
Embora possamos considerar qualquer sonho que experienciamos no sono REM, é usado para descrever um sonho particularmente intenso que se sentiu muito real. Pode também lembrar-se do seu sonho vivido muito mais facilmente do que um sonho típico.
Qualquer pessoa pode ter sonhos vívidos, mas se estiver grávida ou particularmente estressada, isso pode contribuir para ter um.
Temas comuns em sonhos
Teve um sonho sobre os seus dentes caírem, voarem pelo céu, ou serem perseguidos? Estes são temas comuns com os quais muitas pessoas sonham.
Alguns dos temas de sonho mais comuns são sobre os quais sonha:
- queda
- ser perseguido
- morrer
- dentes
- estar nua em público
- gravidez
- voando
- sexo ou traição
Sonhar com coisas específicas como esta pode significar muitas coisas, ou, como alguns investigadores acreditam, ser completamente disparatado. As interpretações variam consoante o indivíduo e a forma como este se comporta no seu dia-a-dia.
Sonhos sobre cair ou ser perseguido podem indicar sentir ansiedade ou conflito, ou mesmo apaixonar-se.
Sonhos sobre a queda de dentes têm sido interpretados como tudo, desde o stress e grandes mudanças na vida, até à indicação de problemas de saúde dentária. Perder dentes, estar nu em público, e fazer testes podem todos cair sob medo de constrangimento.
Postar um comentário