energia solar

A energia solar vem despontando como uma excelente aliada para a redução da conta de eletricidade e, posteriormente, à proteção ao meio ambiente. Por ser um método que fica mais acessível a cada dia, a tendência é de uma maior popularização de seus benefícios.

Assim sendo, como esse modelo é, na verdade, uma excelente fonte de energia limpa e renovável, muita gente acredita que ela fica limitada a áreas ensolaradas, como praias e balneários, o que é uma grande mentira.

Mesmo não sendo um modelo tão barato quanto as fontes tradicionais de energia, o investimento realizado em painéis solares fotovoltaicos, por exemplo, pode ser um excelente custo-benefício para as suas despesas mensais.

Desse modo, abordamos abaixo o conceito de energia solar e algumas maneiras que podem ajudar a reduzir os custos de eletricidade, a partir do seu uso constante.

Confira tudo, e tenha uma boa leitura!

O que é energia solar?

A energia solar é derivada da emissão dos raios solares, que a transformam em energia elétrica, através do uso de painéis solares. Esse processo é totalmente limpo e renovável, não tendo nenhum tipo de limitação geográfica.

Os painéis são compostos de células fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade, que é produzida para alimentar casas e edifícios, carregar baterias para armazenar o excesso de energia ou ser enviada de volta à rede para outras pessoas a utilizarem.

Assim sendo, a energia solar é uma indústria em crescimento, com muitas pessoas investindo em painéis solares como uma opção para reduzir seus custos de eletricidade e a pegada de carbono, sendo uma energia livre de poluição e de emissões nocivas.

Os painéis solares são duráveis e confiáveis, portanto, pode-se esperar que durem 25 anos ou mais com o devido cuidado. Os painéis não exigem manutenção diária como outras fontes de energia, como usinas de carvão e gás.

Quanto custa instalar painéis solares?

Os custos de instalação de painéis solares variam dependendo do tamanho e número de painéis instalados, bem como do tipo de painéis e outros materiais que são necessários para seu sistema.

Dessa maneira, ao calcular os custos de instalação de painéis solares em seu telhado, lembre-se de levar em conta o valor de qualquer manutenção ou reparos que possam ser necessários no futuro.

O custo médio de instalação de painéis solares varia de R$ 12 a R$ 15 mil, mas isso não inclui os custos adicionais de manutenção dos mesmos.

Os painéis solares são duradouros e confiáveis, mas com o tempo eles precisarão ser reparados ou substituídos devido ao seu desgaste.

Reduzindo os custos de eletricidade com energia solar

A energia solar é uma fonte que reduz sua dependência de combustíveis fósseis e outras fontes de energia nocivas.

Desse modo, ela pode ser usada para reduzir seus custos de eletricidade e despesas mensais, produzindo sua própria eletricidade com painéis solares instalados em seu telhado, ou perto de sua casa ou empresa.

Por ser um investimento em longo prazo, uma vez que os custos iniciais de instalação dos painéis são altos, muitos proprietários de casas são capazes de recuperar rapidamente seus custos através de contas de eletricidade mais baixas e um crédito de imposto solar.

Assim sendo, a energia solar é uma indústria em crescimento, indicada para quem deseja reduzir seus custos e produzir sua própria eletricidade.

Como baixar sua conta de eletricidade com painéis solares

O custo de instalação de painéis solares pode parecer intimidante, mas há muitas maneiras de reduzir seus custos de eletricidade, como já indicamos. Antes de instalar os painéis, é importante considerar o custo de manutenção e reparos e prever sua economia para determinar se é o investimento certo para você.

Outras maneiras de diminuir seus custos de eletricidade são: reduzindo seu consumo de energia, aumentando a eficiência energética e investindo em aparelhos economizadores de energia.

Dessa maneira, diminuir seu consumo de energia envolve dar uma olhada em sua casa ou empresa e fazer pequenas mudanças para reduzir seus custos mensais.

Aumentar a eficiência energética é outra grande maneira de diminuir suas despesas mensais, uma vez que reduz seu consumo de energia.

Você também pode tirar proveito de programas de economia de energia patrocinados pelo governo, e que oferecem descontos e outros incentivos para investir em aparelhos economizadores de energia.

Período de retorno para a instalação de painéis solares

Os custos iniciais de instalação de painéis solares são altos e muitos proprietários de casas se perguntam quanto tempo levará para recuperar seu investimento e pagar o investimento inicial nos mesmos.

Na maioria das áreas, os proprietários podem esperar recuperar seus custos iniciais em 10 a 20 anos, mas isso pode variar dependendo de suas taxas de energia e do tamanho do sistema solar.

Desse modo, o tempo necessário para recuperar seu investimento em painéis solares depende de suas taxas de energia, do tamanho de seu sistema solar e do valor que você paga pela eletricidade.

Quanto menor for seu sistema solar e quanto mais altas forem suas taxas de energia, mais rápido você pode esperar recuperar seu investimento. Como não podemos prever o futuro, é importante lembrar que investir em painéis solares é um investimento de longo prazo e é necessário esperar alguns anos antes de recuperar seus custos.

Se interessou pelo tema da energia solar e deseja saber mais sobre como adquirir esse método de eletricidade? Então, entre em contato conosco e simule quanto custa uma instalação de energia solar na sua região.

 

Bônus: Muitas operadoras de energia elétrica já contam com os serviços de devolução da energia produzida, evitando que você faça o investimento de baterias para o seu circuito, barateando muito o custo do projeto, como é o caso da Energisa, que atua em Aracajú, portanto se você produz energia solar Aracajú e tem um contrato com a Energisa, você produz e distribui na rede durante o dia e eles te devolvem a energia produzida à noite.

 

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem