saude mental


4 dicas para cuidar da saúde mental e qual seu impacto na dentição

A conexão entre todos os setores do corpo humano possibilita que áreas completamente distintas, estejam interligadas e desempenhem um papel fundamental na execução saudável e funcional de todos os sistemas corporais. Com a saúde mental e dentição não é diferente.

Os fatores psicológicos e a condição emocional têm o poder de interferir diretamente no bem-estar das estruturas bucais, do mesmo modo que a saúde e a aparência do sorriso também afetam a qualidade de vida dos pacientes.

Na realidade, essa ligação é tão forte que estudos realizados com pacientes psiquiátricos indicam que essas pessoas têm até 2,8 vezes mais probabilidade de perder os dentes do que os pacientes sem problemas mentais.

Essas pessoas também desenvolvem mais cáries, inflamações gengivais e obturações do que os demais.

Por isso, para manter uma vida mais saudável, é preciso estar atento tanto com a qualidade dos cuidados orais quanto com o equilíbrio emocional e psicológico.

 

Como a saúde mental pode interferir nos cuidados bucais

A saúde mental afeta o funcionamento de todo o organismo, controlando o sistema imunológico, alterando a produção hormonal, causando interferências nas neurotoxinas e até interferindo nas atividades do cotidiano, como o cuidado pessoal.

Deste modo, as pessoas que estejam lidando por muito tempo com situações de estresse e ansiedade, podem desenvolver sintomas que são refletidos fisicamente – conhecido como somatização –, ao mesmo tempo em que negligenciam os hábitos de higiene e têm as defesas naturais do corpo enfraquecidas.

A combinação desses fatores pode ser extremamente danosa a todo o organismo, mas especialmente à saúde bucal.

Isso porque, quando o paciente está passando por períodos de grande estresse ou depressão, por exemplo, ele tende a abrir mão dos cuidados com a escovação, desenvolvendo:

  •      Cáries;
  •      Gengivites;
  •      Periodontias;
  •      Desgaste do esmalte dentário;
  •      Halitose;
  •     Problemas com a aparência do sorriso e com a autoestima.

Além disso, essas questões emocionais são as principais causadoras de condições parafuncionais, como o bruxismo. Esse quadro clínico faz o paciente ranger os dentes enquanto dorme, ou apertá-los em uma mordida muito forte quando está acordado.

Isso causa diversos problemas na saúde bucal, podendo rachar ou quebrar os dentes e a lente de contato dental, originar dores fortes e constantes na cabeça e na face, provocar a sensibilidade dentária e até danificar as gengivas e as estruturas de sustentação dental.

Como o paciente não tem a ciência desse hábito, ele pode demorar bastante até que os sintomas sejam percebidos e o tratamento possa ser iniciado.

Assim, até que o acompanhamento profissional seja iniciado (se não houver a rotina de avaliação regular), os males podem comprometer tratamentos odontológicos como o implante dentário, ou a própria integridade do dente.

 

Dicas de como cuidar da saúde mental

Assim, é possível notar como a saúde mental pode ser crucial para a manutenção de uma boa saúde bucal.

Por isso, é preciso realizar atividades e cuidados pessoais que permitam realizar a proteção da mente e o equilíbrio das emoções.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como manter uma boa saúde mental com hábitos que podem ser integrados no dia a dia:

 

1. Atente-se ao autocuidado

O autocuidado é capaz de melhorar a confiança pessoal e a autoestima. Ele envolve todas as atividades necessárias para cuidar de si, por meio do cultivo de uma qualidade de vida melhor e a exploração de interesses, propósitos e desejos pessoais.

Desta forma, o paciente pode focar em ações que melhore a aparência, como a perda de peso ou o uso de um aparelho invisivel, ou pode focar em ações que sejam benéficas para o sistema imunológico e a saúde emocional, como as atividades físicas e a conexão com a natureza.

 

2. Mantenha-se ativo

Manter o corpo e a mente ativa é uma das melhores formas de manter o equilíbrio emocional, e isso pode ser feito ao investir em aulas sobre assuntos de interesse, como um curso de dança ou culinária, e o desenvolvimento de novos hobbies, como aprender a tocar violão ou começar a ler.

Além disso, é fundamental a convivência com amigos e familiares, mesmo que seja por chamadas de vídeo ou ligações telefônicas, mantendo as interações sociais.

 

3. Adote um estilo de vida mais saudável

Além de investir em uma alimentação mais balanceada e diversificada, o acompanhamento regular com os especialistas é essencial para uma mente mais saudável.

Isso porque, desta forma, podemos ter a certeza de estar com o corpo bem cuidado e isso inspira outras melhorias.

 

4. Consulte os profissionais de saúde com regularidade

Nesse sentido, é preciso reforçar que é muito importante realizar o acompanhamento semanal com um psicólogo.

Atualmente, é possível encontrar diversos profissionais de qualidade que realizam o atendimento à distância – por chamada de vídeo – e têm preços bastante acessíveis.

Ao mesmo tempo, a visita constante com um dentista é recomendada, tanto para sanar dúvidas – como quanto custa lente de contato dental –, quanto para fazer a remoção da placa bacteriana e do tártaro.

O dentista também pode identificar problemas com a saúde dental precocemente e iniciar o tratamento antes que aconteça o agravamento dos quadros, como no caso do bruxismo, que é geralmente percebido primeiro por um dentista.

O paciente também pode utilizar essas visitas para fazer tratamentos estéticos que auxiliem a melhorar o sorriso e a deixar os dentes mais bonitos.

Assim, o dentista pode indicar os melhores procedimentos e preços para cada paciente, como o valor de um implante dentário, por exemplo, bem como contribuir com a identificação de quadros que demandem um acompanhamento complementar com terapeutas e psicólogos.

Com isso, será possível conciliar todas as esferas da vida e adquirir, pouco a pouco, mais qualidade de vida e práticas mais saudáveis.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem