cvv

Ao fazer compras pela internet você se depara, no momento do pagamento com cartão de crédito, com a necessidade de informar uma série de dados. Dentre eles estão validade, número e CVV. Mas o que é CVV no cartão de crédito? Aprenda aqui, hoje.

Essa é uma ferramenta de segurança. Além disso, com a combinação com os números do seu cartão, da validade, do seu CPF e com seu nome ele apresenta um documento único com informações igualmente singulares.

Portanto, todo cartão de crédito possui seu próprio CVV e ele é muito importante. Assim, cabe entender o que ele é, como funciona e porque é tão crucial no funcionamento dos cartões. Para isso, continue lendo e veja tudo sobre esse elemento. 

O que é CVV no cartão de crédito?

CVV corresponde à sigla para “Card Security Code” que, em tradução livre, significa “Código de segurança do cartão”. Ou seja, esse é um elemento codificado que, por sua vez, presta-se à proteção do cartão e do consumidor.

Assim, ele é uma ferramenta que auxilia na identificação de fraudes. Além disso, apresenta-se como mais um dos elementos que torna o seu cartão único e, por isso, mais difícil de ser usado pelos criminosos, pois dependem desse tipo de informação.

Quanto maior o número de informações próprias de um cartão, melhor. Afinal, é muito mais difícil adivinhar ou conseguir copiar os números dos cartões quando eles se apresentam de diversas formas, não é mesmo? Aqui, por exemplo, considere a data de validade, número do cartão, código de segurança e CPF.

O que é CVV no cartão de crédito, então, nada mais é do que a impressão de um código. Ele fica presente na parte traseira dos cartões, de modo que só você o veja, mesmo em compras que são feitas em estabelecimentos físicos.

Ele sempre corresponde a 3 dígitos. Por isso, sempre que precisar utilizar o seu código de segurança do cartão, lembre-se de basta olhar para a parte de trás dele e, então, localizar a sequência de 3 números.

Para que serve o CVV no cartão de crédito?

Conforme dito acima, o CVV se presta à segurança de um cartão. Ele a reforça e impede que ele seja vítima de golpes pelo uso da ferramenta por terceiros em razão de vazamento de dados, por exemplo.

Quando o CVV no cartão de crédito é necessário?

Essa pergunta é muito interessante ao destrinchar o que é CVV no cartão de crédito, porque apesar de ser um código importante, nem sempre é necessário para realizar transações com os seus cartões, sejam elas no débito ou crédito.

Mas o que isso significa, afinal? Em compras presenciais nas quais você está em posse do seu cartão de crédito o CVV jamais será necessário. Ou seja, desconfie de qualquer compra ou transação em que essa exigência se apresente.

Isso, pois, o que é CVV para cartão de crédito teve criação específica para proteger os consumidores que fazem compras pela internet. Assim, diferentemente da compra física em que há a inserção da ferramenta em uma maquininha, aqui é você quem deve informar os dados.

Esses dados são cruciais, então, para demonstrar que o cartão é verdadeiro e está em posse do seu dono. Nesse ponto, lembre-se de que essas compras exigem outros dados como número do CPF, algo que criminosos não teriam em mãos em caso do roubo de cartões.

Por isso, as compras online, sejam para delivery de alimentos, compras de vestuário ou de diversas outras alternativas que você encontra na internet, o que é CVV se torna indispensável.

Quais cuidados o que é CVV no cartão de crédito demanda?

Conforme dissemos acima, o CVV é uma parte bastante importante do seu cartão de crédito. Ele é um código de proteção que pode livrá-lo de fraudes com o uso indevido dos cartões por terceiros, mesmo em caso de vazamento de dados.

Além disso, existem alguns cuidados bastante interessantes que podem protegê-lo ainda mais. Com isso, você dá segurança ao CVV que, por sua vez, protege as suas finanças.

Primeiramente, jamais conceda dados pessoais, e isso inclui aqueles presentes nos seus cartões de crédito, para desconhecidos. Em caso de contato de loja ou instituição bancária, certifique-se de que a ligação ou mensagem realmente é verdadeira. Caso necessário, entre em contato com a empresa.

Igualmente, nunca faça pagamentos em que você entrega o cartão e o cobrador vai até outro local para terminar a transação. É importante que você não perca seu cartão de vista, pois assim garante que não ocorre qualquer tipo de anotação dos seus dados.

Outro fator que é importante para proteger o que é CVV e tudo o que ele lhe oferece é jamais conceder o seu código em compras presenciais. Afinal, o seu cartão dá as informações necessárias para a cobrança a sua inserção na máquina, não havendo necessidade de informar o dado de outra maneira.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem