Inteligência Artificial


Tirar proveito das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) definitivamente pode ajudar a aumentar suas vendas para que se mantenha à frente da concorrência.

A Inteligência Artificial, quando usada corretamente, pode aprimorar a experiência de compra dos clientes e gerenciar seus negócios com mais eficácia. A seguir, 6 formas de impulsionar as vendas com a Inteligência Artificial.

1 - Recupere vendas perdidas

Você já deve ter ouvido falar que é mais barato fazer com que os clientes atuais façam uma compra repetida do que encontrar novos clientes. Isso é verdade para muitas empresas, especialmente para as lojas virtuais.

Quando foi a última vez que você procurou oportunidades de recuperar vendas perdidas? Agora é um bom momento para construir uma estratégia coesa para a retenção de clientes e a recuperação de vendas.

A Inteligência Artificial oferece as melhores ferramentas para sua empresa conquistar esse objetivo. Por exemplo: o sistema pode sugerir produtos que o consumidor provavelmente compre, ou seja, aqueles mais adequados ao seu interesse.

2 - Roleta

Outra estratégia eficiente de marketing é a Roleta de Desconto. A ideia por trás dessa tática é oferecer aos potenciais clientes uma experiência emocional positiva. Trata-se de implementar um recurso de jogo para recompensar os usuários envolvidos.

Através do método de Roleta, é possível estimular os visitantes do seu site a fornecer seu endereço de e-mail para posteriormente concorrer a alguma promoção. Isso deve aumentar suas taxas de conversão e de geração de leads.

3 - Oferta Relâmpago

As ofertas relâmpagos estimulam o consumidor a comprar rapidamente para que não perca uma proposta vantajosa. Por meio de um sistema baseado em Inteligência Artificial, é feito o mapeamento do ritmo do cliente dentro da sua loja virtual, transmitindo uma mensagem persuasiva para convencê-lo no momento certo.

4 - E-mail retargeting

Usando a automação de marketing é possível criar estratégias de e-mail retargeting de acordo com o comportamento do visitante do seu site. Identificar a audiência anônima da sua loja virtual é fundamental para recuperar e reengajar seus consumidores.

O abandono do carrinho de compras também pode ser reduzido através do envio de e-mails automatizados. Isso garante o aumento do ticket médio dos pedidos.

5 - Vitrines inteligentes

Para melhorar a experiência do comprador em sua loja virtual e aumentar as taxas de conversão você pode aplicar uma estratégia baseada em recomendações de produtos. É a chamada Vitrine Inteligente que é integrada em sua loja virtual sem alterar o visual da página.

A IA pode facilmente entender o comportamento de cada usuário dentro do seu e-commerce para oferecer os produtos mais adequados às suas necessidades. As recomendações são precisas e relevantes.

As recomendações de produtos fornecem vários benefícios para os varejistas, incluindo um maior número de clientes recorrentes e uma experiência de compra personalizada.

Também existe a possibilidade de apresentar produtos de forma aleatória aos consumidores ou definir os itens que aparecerão na vitrine para todos os usuários. Nesse caso é interessante destacar os mais vendidos.

6 - Chatbots

Com a Inteligência Artificial, hoje é possível ter a presença virtual de um vendedor real dentro do seu e-commerce. Para isso, basta usar o Chatbot para negociar preços com cada consumidor em tempo real.

Dessa forma, as vendas que poderiam ser dadas como perdidas serão recuperadas. Sem dúvida, com os Chatbots você pode gerar mais leads para aumentar sua base de clientes.

Conclusão

O uso da Inteligência Artificial nas compras online está transformando as lojas virtuais ao prever padrões de compra com base nos produtos que os clientes preferem.

Entre as principais aplicações da IA nos e-commerces estão as recomendações personalizadas que aumentam as taxas de conversão e os valores médios dos pedidos. 

Com o uso de Big Data, a IA está impactando as escolhas dos clientes graças ao seu conhecimento de compras anteriores, produtos pesquisados ​​e hábitos de navegação online.

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