benefícios empresariais

O trabalho demanda tempo e atenção constantes. Inclusive, alguns funcionários chegam a trabalhar mais de 12 horas por dia. Contudo, existem diversas formas de tornar o ambiente mais atraente e convidativo para os colaboradores e, nesse contexto, surgem alguns dos benefícios empresariais.

Para se ter uma ideia da importância de criar estratégias de retenção para as empresas, pesquisas mostram que 90% da população brasileira está infeliz com seus atuais cargos e/ou funções, o que impacta diretamente na produtividade e desenvolvimento do negócio.

Por esse motivo é preciso compreender que atualmente não é apenas um bom salário que garante a produtividade e conforto do funcionário.

De modo a auxiliar no engajamento do colaborador, acompanhe neste artigo quais os melhores benefícios empresariais que podem ser aplicados em um negócio para que seja possível construir um ambiente de trabalho mais saudável. 


O que são benefícios empresariais?

Basicamente o termo consiste em bonificações e direitos, além do salário mensal, que o funcionário recebe pelo seu trabalho.

Vale-transporte, vale-alimentação ou refeição, plano de saúde, plano dental empresarial, descontos em academias e lojas, premiações e até parcerias com instituições de ensino são os benefícios mais comuns e que podem ser fornecidos pelas empresas.

Pode parecer algo simples, mas que faz toda a diferença no desempenho e produtividade do empregado, ao ampliar a sensação de reconhecimento e valorização.

Mais ainda, saber que ao final ou começo do mês ele vai receber valores diferenciais do que só o salário, motiva o trabalhador a realizar a tarefa de forma ainda melhor para não perder todos os benefícios que lhe são concedidos.


Quais benefícios empresariais existem?

Como mencionado anteriormente, tudo o que o funcionário ganha além do salário mensal acertado junto a empresa é um benefício empresarial.

Dentre os mais comuns estão:

 

1.   Vale-Transporte

Destinado à locomoção do colaborador, nesse benefício o valor referente ao transporte em veículos públicos ou para outros formatos adotados pela empresa - como uso de fretado - são transferidos para o profissional.

Em alguns casos há o repasse direto para os cartões de transporte.

Assim como em um convênio odontológico empresarial, esse é um benefício em que pode haver desconto em folha de até 6% do salário do colaborador.

Cabe ressaltar que apesar da divisão no pagamento, o vale transporte é um direito do trabalhador e é garantido por lei.


2.   Vale-Alimentação ou Refeição

A empresa fornece um determinado valor para a compra de alimentos todos os meses.

Com o cartão os produtos podem ser adquiridos, por exemplo, em restaurantes e padarias (refeição) ou em supermercados (alimentação). Há ainda empresas que oferecem ambos os benefícios, bem como aquelas que permitem que o colaborador escolha entre as opções.

Nesse contexto, a disponibilização de um espaço para a alimentação ou ainda o oferecimento do vale, possibilita que o colaborador se alimente adequadamente durante o dia, permitindo que esse seja um momento de descanso e que promova mais saúde.

Outra vantagem é a facilidade que algumas redes credenciadas oferecem, localizando-se próximo a estabelecimentos corporativos e comerciais, disponibilizando aplicativos para a localização de restaurantes parceiros ou até facilitando a entrega dos mantimentos.

Cabe dizer que esse benefício atua tanto na saúde e bem-estar do funcionário quanto na satisfação e valorização da equipe.


3.   Plano de Saúde

Este é um dos benefícios mais importantes para quem busca um emprego e traz vantagens essenciais para o meio de trabalho.

Não é novidade que com a saúde não se brinca e diversos riscos podem ser minimizados por meio do uso do plano.

Além disso, o acompanhamento adequado previne diversos problemas de saúde, inclusive os que podem ser ampliados pelo ambiente de trabalho e é importante estar preparado caso haja um acidente ou haja a necessidade de realizar alguma cirurgia mais delicada.

Com um plano de saúde garantido pela empresa, o funcionário terá a segurança em fazer um procedimento correto e sentirá a preocupação com seu bem-estar, podendo retornar a rotina de trabalho o mais rápido possível.

Dentre as vantagens do convênio médico estão:

     Redução de abstenções;

     Aumento da produtividade;

     Identificação de problemas de saúde de forma mais ágil;

     Prevenção de riscos e de patologias;

     Ampliação do bem-estar dos colaboradores;

     Aumento da produtividade e engajamento.


4.   Plano odontológico

Um plano empresarial odontológico pode ser ou não suplementar ao plano de saúde e é muito importante para a ampliação da saúde e do bem-estar do colaborador, impactando - inclusive - no desenvolvimento de profissionais que lidam com o atendimento ao público.

Nesse caso, o convênio pode ser contratado com a coparticipação dos funcionários no pagamento, que pagarão uma taxa reduzida se comparada aos valores individuais de consulta.

Com isso os colaboradores se sentem motivados e protegidos, destacando a valorização empresarial.

Dentre as vantagens dos planos de saúde e odontológico está a facilidade da marcação de consultas, redução dos custos de abstenções e das consultas, bem como as visitas mais regulares aos profissionais, reduzindo as chances de surgimento de patologias.


5.   Descontos e abonos

Com o passar do tempo, empresas têm inovado suas estratégias e também seus benefícios empresariais, trazendo novas vantagens para seus funcionários.

É nesse contexto que surgem diferenciais como descontos em academias, farmácias e lojas; folga no dia do aniversário; e até mesmo pausas com massagens no local de trabalho.


Como os benefícios empresariais auxiliam os funcionários?

Conhecidos os benefícios mais comuns e como eles podem ser ofertados, é chegado o momento de destacar a importância de ter um planejamento que conte com campanhas de captação e engajamento dos colaboradores. Confira mais informações nos tópicos a seguir:


1.   Melhora a produtividade

Pesquisas apontam que funcionários felizes e satisfeitos produzem 33% a mais que os demais.

Por esse motivo oferecer benefícios se mostra um diferencial, ao garantir uma melhor organização financeira para os funcionários e demonstrar a preocupação com seu desenvolvimento e bem-estar na organização.

Afinal, um profissional valorizado, reconhecido e seguro é um profissional satisfeito e entregue aos objetivos da empresa.


2.   Retenção de Talentos

Com benefícios empresariais como um plano odontológico pessoa jurídica garante-se a permanência de bons funcionários na empresa, pois eles se sentirão valorizados - reconhecendo os diferenciais proporcionados.

Mais ainda, gerir uma marca com boa imagem como empregadora - o que também é determinado pela experiência dos colaboradores atuais e sua satisfação com o empreendimento -  atrai novos talentos, colaborando com a produtividade e qualidade do trabalho.


3.   Qualidade do serviço prestado pelo funcionário e pela empresa

Os benefícios empresariais motivam os funcionários a fazerem um trabalho ainda melhor, fazendo-os “vestir a camisa” da organização.

Afinal, além do reconhecimento e valorização já presentes nas estratégias, para o colaborador saber quais as recompensas podem ser alcançadas, cria-se o senso de urgência e entrega do funcionário, que se sentirá determinado a alcançar o desafio.

Isso é o que pode ocorrer em bonificações por alcance de metas, por exemplo.

Assim, será garantida uma melhor produtividade para o funcionário e, consequentemente, para a empresa.

Por fim, cabe ressaltar que os benefícios garantem um melhor rendimento, desempenho e um ambiente saudável para todos que frequentam o local, sejam os analistas e operadores até os gestores de áreas diversas - bem como os próprios clientes que serão impactados pelas mudanças no atendimento.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem