pin

Para explicarmos o que é o PIN, vamos começar pelo definição da sigla. PIN significa Personal Identification Number, o que em português quer dizer "Número de Identificação Pessoal".

Na prática, pode-se referir ao PIN como um código, uma chave de segurança ou até mesmo como uma senha. Ele faz parte do processo de autenticação de usuários e serve para a proteção de informações privadas.

De maneira geral, o uso do PIN acontece em ocasiões que requerem um nível mais elevado de segurança. Entre os exemplos mais comuns estão processamento de pagamentos, transações bancárias, validação de cartões SIM e, principalmente, desbloqueio de celulares.

Para proteger seu telefone celular, uma das principais coisas a fazer é ativar o PIN. Se você está se perguntando como descobrir o pin do celular, continue lendo que vamos explicar!

Entenda o PIN

O código (ou senha) de segurança do PIN pode ser em dois tipos de formato. O formato numérico, como o nome sugere, é composto apenas por números. Já o formato alfanuméricos também aceita letras. O formato pode variar de sistema para sistema, mas independente do formato o PIN precisa ter no mínimo quatro caracteres.

Esse código PIN serve para validar o usuário no ato do login em um sistema, garantindo que aquela pessoa é ela mesma. Ou seja, ele é extremamente eficiente quando se trata de proteção pessoal e da segurança dos seus dados.

Outra característica do PIN que também reforça a ideia de segurança é o limite de tentativas incorretas. Normalmente cada sistema define a quantidade de tentativas que o usuário tem. Mas independente de quantas for, se você exceder o limite de chances inserindo o PIN errado, precisará buscar outras maneiras de autenticar o seu login.

O código PIN é especialmente útil para quem tem seu smartphone perdido ou roubado. Ele não permite que estranhos acessem seus dados, já que eles não vão conseguir nem desbloquear a sua tela. Dessa forma, suas informações continuam protegidas. Isso funciona mesmo se a outra pessoa tentar reiniciar o aparelho. E caso o celular seja bloqueado, ele deixará de exibir na tela as mensagens, notificações e até chamadas.

Onde encontrar o PIN e também o PUK fisicamente

Tanto o código PIN quanto o PUK podem ser encontrados fisicamente. Os cartões SIM, também conhecidos como chips de celular, costumam vir em cartões maiores. Esses cartões maiores são fornecidos pelas operadoras e tem mais ou menos o mesmo tamanho que um cartão de crédito ou que um cartão de visita.

Na parte de trás desse cartão que acompanha o chip você poderá encontrar escrito tanto o PIN quanto o PUK. Por isso é importante guardar esse cartão em um lugar seguro e acessível.

O que é o PUK?

PUK quer dizer Personal Unblocking Key, que em português significa chave de desbloqueio pessoal. Por incrível que pareça, sua principal utilidade é recuperar o PIN esquecido.

Ele é um código de 8 dígitos e sua funcionalidade é específica para chips de smartphone.

Sabendo o seu PIN

Se você perdeu ou esqueceu o seu PIN e precisa recuperar, saiba que não é possível acessar essa informação. Uma vez que o PIN é definido, por questões de segurança, ele não é mais mostrado. Se você não tem acesso ao seu PIN, saiba que nem tudo está perdido, isso ainda pode ter solução.

Não tente adivinhar o PIN

Primeiro é importante ressaltar que o melhor a fazer é não ficar tentando adivinhar o código PIN. Se você digitar prestando atenção e o código estiver errado, não tente entrar com o mesmo código outra vez. Errar o PIN repetidamente pode bloquear seu cartão SIM definitivamente, fazendo com que você precise de um novo chip.

Fale com a operadora

Entrar em contato com a sua operadora é o melhor caminho para resolver essa situação. Se você não souber ou não lembrar qual é a sua operadora, basta olhar no chip. Removendo o chip e olhando na parte de trás dele será possível ver o nome ou o logotipo da operadora.

Explique que esqueceu o PIN e que quer desbloquear o seu chip usando o PUK ou o PIN padrão do cartão SIM.

Se eles não conseguirem informar um PUK, às vezes pode ser preciso digitar o PIN errado várias vezes até acontecer o bloqueio, infelizmente.

Se nem o PIN padrão e nem o PUK funcionarem, aí é possível que você precise solicitar um novo cartão SIM e trocar o chip do seu aparelho.

Tente através do fabricante

Outra alternativa é tentar o contato com a empresa fabricante do aparelho. Dependendo da marca do seu telefone, é possível solucionar isso através do site. 

Em alguns sites, depois que você efetua o login com os seus dados, existe a opção de desbloquear a tela do seu aparelho. O único problema é que você precisará de outro dispositivo para fazer isso, como o seu computador, por exemplo.

Vale lembrar que esse tipo de login através do site só funciona se você já tiver realizado o cadastro antes do bloqueio acontecer.

Formatar

Se tudo der errado, outra alternativa é formatar seu aparelho. Ou seja, ele vai ser inteiramente apagado e, se você não tiver um backup, terá um celular com as configurações de fábrica novamente. Mas esperamos que com essas dicas você realmente consiga desbloquear seu smartphone antes disso!

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem