A banda larga está presente na maioria das casas brasileiras, é considerada uma forma de conexão segura e veloz.
E com a chegada da Oi Fibra em mais cidades, o uso desse tipo de internet cresce a cada dia no país.
Mas você sabe qual tipo você está usando na sua casa? Saiba tudo sobre essa conexão e descubra qual a mais veloz.
O que é e como funciona a banda larga?
A internet banda larga é bastante popular e utilizada no Brasil. Seja por sua qualidade ou pelo alcance. É a forma mais encontrada nas casas.
Considerada uma forma de navegação estável e segura, esse tipo de conexão possibilita a transmissão de grande volume de dados simultâneos.
Por isso, costuma se considerar qualquer tipo de internet que seja rápida e permanente, como banda larga. Também tem a questão da velocidade, que precisa chegar a taxa mínima de 25 megabytes por segundo.
A forma de transmissão pode variar de acordo com o tipo de internet, com isso, nem sempre é preciso linha fixa ou depender de uma linha telefônica.
Breve história da banda larga no Brasil
Antes da banda larga a internet era discada, ou seja p, utilizava a linha telefônica como forma de conexão.
Mas isso mudou no ano 2000 quando os grupos Telemar e Brasil Telecom se uniram para o lançamento do IG (Internet Group), primeiro provedor de acesso gratuito à internet.
Em 2001, a IG passou a oferecer serviços de internet banda larga fixa em uma parceria com operadoras de telefonia na época.
Hoje em dia a internet banda larga ganhou espaço tanta em residências como empresas. Sendo oferecida pela maior parte dos provedores e operadoras.
Tipos de conexão banda larga
Confira os tipos de banda larga para entender melhor o que é essa internet.
- DSL (Digital Subscriber Line)
A DSL é uma das mais populares do Brasil. Está presente na maioria das casas em sua forma mais conhecida, a ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line).
Esse tipo de internet usa a rede telefônica para a conexão e tem como característica principal a velocidade. Porém, por ser assimétrica o download era mais rápido do que o upload.
- Rádio e satélite
Uma das principais vantagens da internet via Rádio é chegar em locais remotos onde não tem cabeamento, ou provedores disponíveis. Como o nome já diz, a transmissão é por rádio.
Enquanto o satélite, que também funciona por sinal de rádio, é menos usado por ser mais caro. Isso acontece porque ao invés de torres, distribui a internet através de satélites em órbita.
- Internet por cabo de cobre
Geralmente, quem contrata combos com TV por assinatura recebe esse tipo de conexão. Já que os é usado o mesmo tipo de cabeamento para internet e TV. Apesar de ser bastante usada, esse tipo de serviço apresenta instabilidade.
Mas é eficiente para curtas distâncias, ou seja em transmissões de dados de até 100 metros, com a velocidade variando entre 1 e 10 Gbps.
- Fibra óptica
Considerada a internet com maior velocidade do mercado, a fibra óptica está ganhando lugar nas casas brasileiras.
A principal diferença da fibra para o cabo, é o material usado. Aqui ao invés de usar cobre é utilizado finos filamentos de vidro, com a espessura de um fio de cabelo. Com isso, a conexão viaja na velocidade da luz.
Postar um comentário